Carta Convite

XVI CONGRESSO NACIONAL DA PASTORAL FAMILIAR

 

Estimados Bispos, Padres, Diáconos, Religiosas(os), Agentes de Pastorais, Movimentos, Associações e Organismos.

O matrimônio e a família são uma ocasião para viver de maneira concreta o mandamento do amor, manifestam o valor das relações na partilha de alegrias e dificuldades na vida cotidiana e ajuda cada um de nós a encontrar-se com Deus. Como disse o Papa Francisco a vida familiar cristã é uma vocação e um caminho de santidade, uma expressão do “rosto mais bonito da Igreja”.

O tema escolhido pela CNPF – Comissão Nacional da Pastoral: “AMOR FAMILIAR: VOCAÇÃO E CAMINHO DE SANTIDADE” está em sintonia com o tema do X Encontro Mundial das Famílias com o Papa Francisco que acontecerá em junho de 2022 na cidade de Roma e tem como lema: “SE EU NÃO TENHO AMOR, EU NADA SOU” (I Cor 13,2).

Segundo o Papa Francisco, a Alegria do Amor é um remédio vigoroso para as Famílias e para o Mundo. São muitos os desafios do mundo atual e a todo momento enfrentamos situações que fragilizam a vida da família, causando a necessidade da vivência familiar e os cristãos leigos e leigas, conscientes da sua missão, são convocados para serem protagonistas na promoção e defesa da vida e da família, sendo sal da terra e luz do mundo. Que os agentes de pastorais, movimentos, associações e organismos, sejam corajosos, acolhedores e “em saída”.

Inspirados por Santa Catarina de Alexandria, virgem e mártir, padroeira do Estado de Santa Catarina, da Arquidiocese de Florianópolis e da Ilha, que soube dar seu testemunho de fé cristã, pela Beata Albertina que preferiu doar a vida a perder sua pureza e virgindade, motivados pela missionária Santa Paulina, primeira santa brasileira e motivados pela comemoração jubilar dos 50 anos da CNBB Regional Sul IV, vimos convidá-los(as) para participar do XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar que acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de agosto de 2022 na cidade de Florianópolis no estado de Santa Catarina.

O Regional Sul 4 e a Arquidiocese de Florianópolis acolhe com alegria este importante Congresso que possibilitará formação, informação e celebração a todos os participantes. Venha e participe você também, seja como agente ou representando seu Regional, (Arqui)Diocese, Paróquia, Comunidade, Pastoral, Movimento, Associação, Entidade ou Organismo.

Saudações fraternas!

 

Dom Ricardo Hoerpers,
Bispo da Diocese de Rio Grande e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB

Dom Wilson Tadeu Jönck, scj,
Arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis e Bispo Referencial Pastoral Familiar no Regional Sul 4

Padre Crispim Guimarães dos Santos,
Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB e Secretário Executivo da CNPF

Luiz e Kathia Stolf,
Casal Coordenador Nacional da Pastoral Familiar

Cleuton e Simone B. Gomes,
Casal Coordenador Regional da Pastoral Familiar no Regional Sul 4