O casal Jaime e Renata, do Regional Sul 1, ligados à Diocese de Sorocaba (SP), apresentaram um belo testemunho sobre o tema amor familiar, integrar as fragilidades. O assunto foi tema de palestra neste sábado (27), no XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar, realizado em Governador Celso Ramos, em Santa Catarina.

“Qual a qualidade que eu vejo em você?” Foi com este questionamento que Jaime e Renata iniciaram a sua palestra pedindo para que cada casal presente fizesse um ao outro. Após este momento de reflexão, o casal que está junto matrimonialmente há 26 anos e com quatro filhos, relatou a história de vida desde o namoro, passando pelo noivado até chegar ao casamento.

Os desafios e dificuldades que surgiram ao longo de 12 anos de matrimônio e que levaram a uma ruptura temporária no casamento. "A falta de diálogo, entendimento e aceitação do outro foram preponderantes para a decisão tomada", contou Renata.

Por outro lado, a separação levou a uma mudança de comportamento em Jaime. " Busquei a Deus incessantemente através da oração", lembra o esposo. A mudança de postura de Jaime foi fundamental para que Renata reavaliasse a decisão, já que Jaime não perdia a esperança de reatar o casamento.

Foi então que Renata convidou o esposo para um jantar - juntamente com os filhos - e lá sugeriu o retorno do relacionamento levando a uma caminhada de conversão e realinhamento da vida conjugal através do diálogo e aceitação.

A retomada do casamento teve um fruto: a adoção de um filho proposto por Renato e aceito por toda a família. Ao final da fala do casal, os quatro filhos testemunharam, por meio de um vídeo, sobre a reconstrução do amor familiar.